Hoje em dia, é comum as pessoas usarem "máscaras" que escondem quem realmente são. Infelizmente, isso também acontece no meio cristão, embora devêssemos viver exclusivamente sobre a verdade e sua essência. Há uma canção do ministério Trazendo a Arca chamada Quem é Você (clique aqui para acessar) que sempre me confrontou muito, porque o título traz uma pergunta que muitos de nós não sabemos responder...
Quem é você? Não estou falando de sua função social, de seu nome ou família. Não é uma pergunta sobre a marca das suas roupas. Não é uma pergunta sobre seu trabalho. Quem é você quando ninguém está olhando? O que há dentro de seu coração? O que Deus vai ver quando te sondar?
Jesus condenou a hipocrisia quando acusou líderes de usarem máscaras. Ali, onde mestres e religiosos eram respeitados por muitos como os maiores entre todos, Cristo simplesmente se levanta e diz:
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade."
Mateus 23:27-28
Nesse capítulo de Mateus, Jesus está falando especificamente para líderes. A hipocrisia na liderança é um assunto muito abrangente, por isso, quero deixar para outro dia o aprofundamento nesse assunto. Mas hoje, sendo você líder ou não, te convido a se perguntar: "quem sou eu?". Faço o convite a uma reflexão sobre o que você é por fora, e o que é por dentro.
Um sepulcro caiado é um túmulo com uma bela lápide; mas do que isso adianta se o que ele guarda são apenas ossos podres? Você não pode esconder de Deus quem realmente é, o que preenche sua vida, sua mente, seus sentimentos, suas atitudes longe da igreja, longe da vista de outros cristãos. Na verdade, isso vale para cristãos e para todos os outros. Se o que você parece ser não condiz com o que realmente é, você está vivendo em incoerência, e essa não é a vontade de Deus para nós. Isso não faz bem para ninguém.
Talvez hoje você se encontre como um sepulcro caiado. Todos os domingos vai à igreja, se diz um cristão, quem sabe até faz parte de um ministério dentro de sua congregação, mas está imundo por dentro. Hoje o Senhor te convida a mudar essa realidade, e a ser como você precisa ser de verdade. Não viva de aparências, de religiosidade, mas viva pela vontade de Deus. Ele pode purificar o seu coração e endireitar os seus caminhos para que você não tenha que se esconder por trás de máscaras e status.
Quando você passar a viver de acordo com o que prega, não precisará de máscaras. Jesus não tinha pecado, por isso, podia ser transparente. Ele era e é exatamente o que demonstra ser. Deus é bom, mas seu coração não esconde maldade e imundícies. Seu coração também é bom. Que nós possamos ser assim também; que tenhamos uma boa aparência, mas também um bom coração.
Na graça e na paz do Senhor Jesus,
Vitória
Nenhum comentário:
Postar um comentário